F1 FAOT Blog

A Fórmula 1 Tr00 Alternativa

Como Jogar o F1 Challenge 99-02 no Modo Multiplayer Utilizando Roteador

Posted by Ronny Paterson em dezembro, 23, 2008

Tive este problema para criar uma sala no modo multiplayer do jogo F1 Challenge 99-02. Sempre que eu criava uma sala, ela não poderia ser visualizada por nenhum usuário do jogo, de modo que eu ficava isolado na mesma. Então, descobri que o firewall do roteador estava impedindo que eu pudesse ser o host de um jogo.

Sendo assim, a solução seria ir no software do roteador e criar exceções para desbloquear as portas que o jogo utiliza no modo on-line. Pesquisei na Internet e encontrei um site que é uma mão na roda pra este tipo de problema. Trata-se do PortForward.com. Nele são listados diversos games e as respectivas portas TCP e UPD que cada um utiliza.

Então, basta você seguir os passos a seguir e poderá ser o host de um jogo multiplayer mesmo conectando-se através de um roteador.

1 – Acesse o site http://portforward.com/cports.htm:

2 – Escolha o jogo desejado, neste exemplo mostrarei o F1 Challenge 99-02:

3 – No passo seguinte, você deve escolher o modelo de roteador que usa, no meu caso utilizo um Roteador da marca D-Link, modelo DI-524.

4 – A página seguinte mostra como deve ser feito todo o processo de configuração. É necessário você se logar ao roteador, normalmente isso é feitando acessando em um browser o endereço http://192.168.0.1. Após feito isso, deve-se logar ao roteador para ter disponíveis as opções de configuração do roteador.

5 – Siga as instruções da página:

6 – Preencha as informações conforme indicado pelo site:

7 – Como são 4 portas utilizadas pelo jogo, são criadas 4 exceções no roteador, uma para cada porta:

8 – Observa-se que nem sempre as interfaces de apresentação do roteador são iguais às apresentadas no site. Por exemplo, a interface do meu roteador é igual à do modelo DI-604. No campo Private IP preenchi como 192.168.0.164 (em alguns casos há redes locais com IP’s do tipo 10.0.0.X) em todas as 4 exceções, pois este é o IP na rede local da máquina que irá hostear o jogo. Para descobrir o IP da sua máquina local, você pode procurar a opção Home – DHCP e ver por lá o IP ou então seguir o menu Iniciar do Windows – Executar – cmd e lá digitar ipconfig. O primeiro IP que aparece na lista sendo da família 192.168.0.X ou 10.0.0.X é o IP da sua máquina na rede local.

Em breve mais informações.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: